Conhecimento X Sabedoria

É comum confundirmos um com o outro e às vezes não conseguimos conceituar exatamente as diferenças. Essa confusão sorrateiramente influencia nossas decisões a ponto de buscarmos um novo curso, um novo treinamento achando que acumulando conhecimento nos tornaremos “sábios”.

Não vou me ater a conceitos ortográficos o etimológicos (origem das palavras). A minha intenção aqui é trazer para você uma breve reflexão. O conhecimento você deve buscá-lo sim e com bastante dedicação, mas não esperando que ele se transforme em sabedoria, até porque você corre o risco de se tornar soberbo à medida em que acha que tem bastante conhecimento e nem deve dar atenção para quem não tem o mesmo nível que você. Isso seria o fim definitivo da sabedoria na sua vida. Lembre-se: “Sempre que algo, ainda que aparente bom, te afaste do outro, isso estará te levando para longe da sabedoria” porque a finalidade da sabedoria é o outro, é a construção, a aproximação e não desconstrução ou distanciamento.

Para as relações, a sabedoria foi criada. Utilize seu conhecimento acumulado como um paiol de ferramentas da sabedoria que Deus lhe dá. Peça para Ele, assim como Salomão fez, mais sabedoria para tomar as decisões acertadas de maneira que tanto a sua vida quando a dos que lhe cercam sejam abençoadas. Ou seja, ter as ferramentas e não saber utilizá-las não serve para nada. A sabedoria está em utilizar da melhor maneira todo o seu conhecimento, acadêmico ou não, retirando dele a melhor performance possível.

Esse é mais um passo para que a felicidade vire rotina na sua história.