Primeiro me deixem definir os termos para vocês pois já vi várias pessoas confundindo.
Coach = Treinador
Coaches = Treinadores
Coaching = O treinamento
Coachee = Treinado
Há alguns anos tivemos o surgimento no Brasil do Coaching e então aconteceu uma explosão de coaches de todos os tipos e finalidades, chegando aos domínios das igrejas e religiões, tornou-se rapidamente rejeitado por alguns líderes e por algumas pessoas das igrejas que ouviram as mensagens de seus líderes e não procuraram entender do que se tratava, uma mentalidade negativa foi então construída no senso comum do meio cristão. A consideração geral passou a ser que o Life Coaching é mais um negócio e menos um ministério.
Curiosamente fora da realidade religiosa muitas pessoas vem experimentando princípios e conceitos Bíblicos, através do Life Coaching, para mudarem suas vidas, mesmo as vezes, sem saber de onde esses princípios e conceitos vem. Embora eu realmente não tenha encontrado a frase “Life Coach” ou a palavra “Coach” na Bíblia, existem várias escrituras que apoiam a ideia e são as bases sobre as quais o coaching foi construído, bem como os princípios aplicados as várias áreas da vida.
Pretendo esclarecer um pouco o assunto e ajudar os leitores a entender que o Life Coaching tem uma base bíblica muito sólida e é muito mais do que apenas um negócio, mas um chamado de Deus na vida de alguém para impactar muitos ao seu redor.
Para construirmos uma percepção menos preconceituosa e uma boa visão, primeiro precisamos entender o que é o Life Coaching.
De uma maneira bem simples podemos dizer que o Life Coaching é uma maneira sistemática de ajudar uma pessoa a identificar:
Onde está na vida;
- Quem sou, minha história e quem é Deus.
Onde deseja estar;
- Proposito e vontade de Deus para sua vida.
E os passos que tomará para chegar lá;
- Resignificar suas experiências e Transformar continuamente suas mentes.
Este processo requer muito envolvimento por parte do coach, pois ele dedica tempo, esforço e recursos para ajudar os outros a alcançar o próximo nível em suas vidas.
Para o coach e um enorme privilégio ajudar outras pessoas a transformarem suas vidas, porque transformar vidas é a essência da mensagem do evangelho. Nisso todos podemos concordar que Jesus passou todo o seu ministério na Terra fazendo exatamente isso. Paulo disse em Filipenses 3:12-14 – “Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”.
Essa é a base do que os coaches fazem. Orientamos você a ir além das circunstâncias passadas, identificar a visão e persegui-la com tudo o que você tem em você.
Podemos encontrar excelentes modelos de coaching tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. É na palavra de Deus que se encontra nossa compreensão e capacidade de treinar. Jesus treinou várias pessoas, incluindo os discípulos, e capacitou-as a sair e mudar a vida daqueles que encontrariam. Paulo, o apóstolo, treinou Timóteo e outros também, criando um efeito cascata na igreja primitiva. Estes são apenas alguns no topo da minha lista e tenho certeza de que poderíamos identificar muitos outros se tivéssemos tempo para ler com compreensão. É uma pena que o mundo entenda esses princípios mais do que a igreja.
Portanto, seja você um treinador ou uma pessoa sendo treinada, você foi impactado positivamente por alguém puxando o que já está dentro de você e fornecendo orientação para que você possa definir seus objetivos e alcançá-los. O importante é saber que treinar é um ministério e um meio muito eficaz de melhorar o Reino de Deus e ajudar o povo de Deus a viver a vida abundante que Jesus disponibilizou.